Os formulários online são uma ferramenta poderosa para oferecer uma experiência de Onboarding otimizada aos clientes da sua empresa, contribuindo para uma boa primeira impressão do negócio e aumentando a satisfação.
Se você quer entender como isso é possível, continue a leitura e entenda exatamente como utilizar esse recurso com o seu público.
Por que utilizar formulários online no Onboarding de clientes?
Os formulários online são uma forma simples, prática e rápida de coletar as informações necessárias dos seus clientes, agilizar cadastros e conhecer a opinião deles sobre o produto ou serviço oferecido.
O processo digital permite redução de custos com papel, cartas e impressões, além de oferecer uma experiência do cliente mais personalizada e agradável. Afinal, o consumidor pode preencher o formulário de onde estiver.
Além disso, os dados podem ser integrados a uma plataforma de assinatura digital, por exemplo, permitindo que contratos sejam gerenciados ao mesmo tempo.
Dicas para usar formulários online no processo de Onboarding
Como vimos, os formulários online oferecem várias vantagens. Mas, para que elas sejam aproveitadas, é preciso criar uma boa estrutura. Para isso, siga estas dicas:
1. Faça apenas perguntas relevantes
É importante que as perguntas contidas no formulário façam sentido para você e para o seu cliente. Primeiro, porque permite que os dados coletados sejam trabalhados a fim de realmente melhorar a entrega da empresa. Segundo, porque o consumidor consegue entender melhor o propósito do que está preenchendo.
Se o objetivo dos formulários é o cadastro, então peça por dados pessoais e de login. Agora, se você quer saber a opinião dos clientes, peça, além da identificação, por notas e opiniões.
2. Tenha uma linguagem clara
É muito importante que o usuário não tenha nenhuma dúvida quanto às informações que deve colocar no formulário. Assim, tenha sempre instruções muito claras, diretas e objetivas, que não deixem margem para dúvidas.
3. Não crie um formulário muito longo
Formulários cansativos atrapalham a experiência do cliente e podem comprometer a qualidade dos dados coletados, já que o foco do usuário pode diminuir e as respostas virem incompletas ou mal pensadas. Por isso, prefira um formulário sucinto e focado no que a empresa precisa de informação no momento.
4. Utilize os dados para melhorar a experiência do cliente
Ao final das respostas, não se esqueça de utilizar os dados obtidos para oferecer melhorias e uma comunicação melhor com o cliente. É possível, por exemplo, personalizar e-mails, fazer upgrades no produto ou serviço e reavaliar estratégias.
Se você quer formulários online de qualidade para realizar esse processo da melhor maneira, conheça a plataforma online da UR Company e otimize o Onboarding do seu negócio!