Cada vez mais, o Brasil segue a tendência mundial de adotar a identidade digital como parte do seu funcionamento burocrático e cotidiano, tanto na esfera pública quanto na privada.
Como aponta o estudo Digital identification: A key to inclusive growth do McKinsey Global Institute — uma entidade focada em pesquisa de negócios e economia —, países como Índia, Estônia, Dinamarca e Noruega são alguns dos que compõem a lista de nações que conseguiram, com sucesso, incorporar a identificação digital em serviços financeiros e governamentais, ditando uma tendência mundial.
Saiba mais nesse artigo sobre:
- o que é a identidade digital;
- qual a importância da identidade digital;
- quais benefícios a identificação digital oferece.
O que é a identidade digital?
Em suma, a identidade digital é a representação eletrônica dos dados, que podem ser de uma pessoa física ou de uma empresa, ou até mesmo de um sistema ou máquina. O importante é que todas essas informações, que podem ser biográficas ou biométricas, são acessíveis por meio de aparelhos computacionais.
O McKinsey Global Institute distingue dois tipos de identificação digital: básica e avançada.
- básica: trata apenas de verificação e autenticação;
- avançada: engloba, também, armazenamento ou conexão de informações adicionais, para trabalhar com compartilhamento avançado de dados, contanto que seja com consentimento informado pelo usuário.
Com isso, é possível realizar, de maneira remota, diversos processos, desde uma abertura de conta de banco a uma declaração completa de impostos, com menos erros e maior praticidade.
Qual a importância da identidade digital?
Para muito além de apenas ser uma nova forma de identificação, a identidade digital também abre portas para o desenvolvimento econômico do país.
Ainda segundo o estudo do instituto McKinsey, a adoção dessa tecnologia em um país pode trazer valor equivalente a entre 3% e 13% do PIB. No caso do Brasil, por ser uma economia emergente, o uso de apenas formas básicas da identificação digital já abriria de 50% a 70% do potencial econômico. Além disso, esse tipo de identificação é uma forma de fomentar a inclusão.
O instituto atesta que quase 1 bilhão de pessoas pelo mundo não têm formas legalmente reconhecidas de identificação, outras 3,4 bilhões têm documentos reconhecidos, mas capacidade limitada de usá-los digitalmente e, por fim, 3,2 bilhões têm identidade reconhecida e podem participar da economia digital, mas podem não conseguir usar isso efetiva e eficientemente online.
A premissa básica da identificação digital é permitir a criação de valor econômico para todos esses grupos, através de:
- inclusão, para garantir acesso a bens e serviços;
- aumento da formalização, para reduzir fraudes, proteger direitos e aumentar a transparência;
- promoção da digitalização, para criar eficiências e facilidade de uso.
Os avanços tecnológicos pelo mundo continuam a todo vapor, especialmente após a pandemia da Covid-19. Por isso, é de extrema importância que as transações cotidianas que envolvem identificação acompanhem as inovações.
Como ter a minha identidade digital?
Um passo prévio para garantir a sua identidade digital é começar por uma carteira digital de documentos.
A plataforma da UR Company conta com o MyUR, uma carteira digital de documentos gratuita e completamente segura, para que todas as informações do usuário sejam armazenadas e facilmente acessíveis e compartilhadas, com acesso remoto completo, incluindo:
- carteira digital de documentos;
- gestão de dados e informações pessoais;
- fácil de acessar e ágil de compartilhar;
- prova de vida.
A segurança dos meios digitais
O sistema de identificação digital, se mal arquitetado, pode trazer riscos para o usuário, já que os dados não estariam devidamente seguros. Por isso, buscar por soluções que estejam em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), como a UR Company, é tão importante.
Na conta MyUR, o acesso às informações pessoais e documentos cadastrados é somente do proprietário, uma vez que todos os dados estão criptografados e invioláveis. Somente outras pessoas autorizadas podem visualizar.
Além disso, com a funcionalidade de prova de vida, todas as informações e transações firmadas através da plataforma da UR Company ganham uma camada adicional de segurança, a qual garante que o fornecedor das informações não está cometendo nenhum tipo de fraude ou falsidade ideológica.
Automatização de processos
Preencher manualmente diversos formulários com os mesmos dados repetidas vezes é visto como uma perda de tempo nos dias de hoje, em que o “autofill” (preenchimento automático) já é uma tecnologia tão comum.
Por isso, as carteiras digitais de documentos ganham atenção. Caso as mesmas informações tenham que ser compartilhadas novamente, tudo acontece automaticamente — contanto que tenha seu consentimento para envio. Todo preenchimento realizado à mão é reaproveitado em momentos seguintes.
Realizar processos por meios digitais torna-se cada vez mais cotidiano e, por isso, conhecer bem as alternativas oferecidas é essencial. Caso você tenha interesse em digitalizar mais a sua vida, entenda também como funcionam os tipos de assinatura nos meios eletrônicos e acompanhe o blog da UR Company!