O Know Your Customer, também conhecido pela sigla KYC ou “Conheça Seu Cliente” no Brasil, é uma expressão já recorrente no mercado financeiro e bancário.
O termo define um conjunto de estratégias que buscam conhecer a fundo o perfil dos clientes antes de um negócio ser fechado, evitando riscos financeiros, fraudes e combatendo atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro e corrupção.
Saiba mais sobre o assunto neste artigo.
O que é KYC?
O KYC é basicamente o processo de conhecer um novo cliente. Essa política é utilizada para analisar o perfil de pessoas físicas e jurídicas, a fim de detectar clientes que já tenham um perfil com um potencial fraudulento, a partir de uma análise de risco.
O processo começou a ser estabelecido pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia entre 2001 e 2003, buscando determinar procedimentos a serem cumpridos ao redor do mundo.
No Brasil, o principal órgão em prol do KYC é a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), criada em 2003 com o objetivo de propagar, gerenciar e elaborar práticas e estratégias para combater lavagem de dinheiro, corrupção, fraude de identidade. Além disso, a legislação brasileira regulamenta o processo de prevenção a esse tipo de crime através da Lei 9.613/98.
Como colocar o KYC em prática?
Essa prática engloba processos de identificação do usuário e elaboração de políticas de aceitação, além de reconhecer e monitorar ainda mais de perto as contas e clientes considerados de alto risco.
Dessa forma, é necessário exigir uma série de documentos e dados sobre o cliente já no ato do cadastro. Essa fase é uma das mais importantes e merece uma grande atenção, já que é possível bloquear fraudadores ou criminosos com as ferramentas corretas.
Ao colocar em prática soluções de verificação de identidade, é possível garantir que uma pessoa é ela mesma e ainda descobrir se um monitoramento específico é necessário, como no caso de Pessoas Politicamente Expostas (PEPs).
Qual é a importância de adotar o KYC?
Conhecer bem o seu cliente resulta no cumprimento das normas e também em outros aspectos estratégicos para o negócio como:
- cumprimento do compliance: como o processo é regulamentado por leis que estão em constante mudança, como no caso da Lei 9.613/98 atualizada em 2021, é importante identificar as informações necessárias para o cumprimento das leis;
- prevenção a riscos: a estratégia diminui ou até mesmo elimina riscos relacionados a fraudes de identidade e transações criminosas;
- diminuição de perdas e otimização de lucros: o Know Your Costumer (KYC) evita prejuízos com atividades fraudulentas;
- mapeamento do perfil dos clientes: conhecer o seu cliente também contribui para a sua empresa, desde o marketing até o atendimento. Entendendo quem consome o seu serviço é possível desenvolver soluções, aprimorar interações e o engajamento com a marca.
Uma vez que esse processo utiliza uma grande quantidade de informações sensíveis de um cliente inspecionado, é muito importante que haja conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Por isso, saiba como proteger os dados dos seus clientes com a LGPD.
Por fim, inclua no seu dia a dia uma plataforma capaz de garantir um processo de Know Your Customer em total conformidade com a LGPD. A UR Company é uma solução de Onboarding digital que proporciona maior segurança para as empresas e clientes, através de um processo inovador e capaz de encurtar o tempo entre o primeiro contato e o contrato assinado, realizando a checagem da veracidade dos dados informados por meio de consultas a bases externas.