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Onboarding Digital: Por Que Sua Empresa Deveria Adotar?

Onboarding Digital: Por Que Sua Empresa Deveria Adotar?

A primeira impressão do seu cliente é crucial para o sucesso do seu negócio e é nesse ponto que o conceito de onboarding digital entra em cena, um processo voltado para otimizar as operações desde o primeiro momento da negociação.

Um contato inicial moroso, complexo e confuso atrapalha a experiência do consumidor e dificulta que ele veja valor no que a sua empresa oferece. Além disso, é muito importante que ele consiga se sentir satisfeito e seguro em relação a escolha e investimento que está fazendo.

Nesse sentido, saiba mais sobre esse processo e entenda os porquês da sua empresa adotar essa prática. 

Neste artigo você vai ler sobre: 

  • o que é onboarding?;
  • o que é onboarding digital?;
  • quais são as vantagens do onboarding digital para a sua empresa?;
  • conceitos importantes do onboarding digital;

O que é onboarding? 

A expressão surgiu no mercado bancário, notadamente com os bancos digitais. O termo “onboarding” em tradução livre significa “embarcar”, e no mundo empresarial, o termo denota o momento em que o cliente realiza seu cadastro para contratar um serviço.

Esse processo surgiu para tratar os principais desafios do mercado, como as operações que são muito dependentes de pessoas, falta de padronização e descentralização de informações.

Inicialmente o onboarding digital era aplicado em operações como: 

  • abertura de contas;
  • cadastro de cartão;
  • empréstimo consignado;
  • atualização cadastral. 

Hoje essa tecnologia também faz parte do dia a dia de negócios de diversas áreas. Entre as principais podemos destacar: 

  • laboratórios de exames;
  • planos de saúde;
  • seguradoras;
  • companhias de energia;
  • financeiras;
  • câmbio. 

O que é onboarding digital?

Se você tem mais de 30 anos certamente já precisou preencher cadastros em papel, tirar cópias de documentos, autenticar em cartório e esperar dias por uma análise para descobrir que  algo deu errado e precisar iniciar o processo novamente. 

Para explicar o que é onboarding digital e como ele funciona, vamos dar um exemplo prático: imagine o processo de se cadastrar em um banco. Como dito, tradicionalmente você precisaria se deslocar até a agência e apresentar cópias físicas de todos os documentos necessários, por exemplo. 

Até pouco tempo, essa era a única forma da sua empresa receber o cadastro de um novo cliente. Hoje já existem plataformas e softwares que fazem esse tipo de procedimento de forma online. Com esse tipo de opção, a digitalização está presente em todo procedimento, que acontece com as seguintes etapas: 

  1. cadastro com entrega dos documentos solicitados;
  2. certificação das informações; 
  3. formalização da relação entre solicitante e declarante;
  4. assinatura do acordo, proposta ou contrato.

Quais são as vantagens do Onboarding Digital para a sua empresa? 

Quando o assunto é a digitalização do processo de onboarding, um estudo da IBM security, publicado em julho de 2020,contou com mais de 500 empresários de diferentes países e apontou o procedimento, aliado a adoção de tecnologias de automação, como o responsável pela redução de prejuízos com fraudes no mundo inteiro. 

Sabemos que a tecnologia altera os modos de vida dos cidadãos cotidianamente e é parte fundamental dentro de qualquer empresa. Essa ação é muito importante e traz diversos benefícios, além da redução de fraudes, como: 

  • melhoria da experiência do usuário: redução do tempo de resposta ao cliente e da burocracia, além da facilidade de acesso, rapidez e praticidade;
  • aumento da satisfação dos seus clientes: que pode ser mensurada por meio de uma pesquisa de NPS
  • automação de tarefas;
  • redução de riscos e custos;
  • aumento da produtividade humana;
  • redução da equipe necessária;
  • aumento da segurança;
  • redução de erros;
  • reconhecimento eletrônico da documentação. 

Conceitos importantes do onboarding digital

Com as novas possibilidades geradas com o avanço da tecnologia, as empresas podem contar com dois tipos de procedimentos para adotar processos e políticas de compliance e fazer com que o primeiro contato do cliente e dos colaboradores sejam feitos de forma otimizada:

 1. KYE: Onboarding de colaboradores

Know Your Employee (KYE), ou “conheça o seu empregado” voltado para que a empresa possa conhecer melhor os seus colaboradores ou candidatos a algum cargo. 

A estratégia busca estar alinhada às práticas de compliance da empresa e tem como objetivo central a contratação de novos empregados e a manutenção dos mesmos, desde que o seus perfis estejam de acordo com os objetivos propostos. 

Com isso, é possível suprir as expectativas dos empregadores e do colaborador, principalmente em relação à prevenção de fraudes e ao código de conduta da empresa. 

2. KYC: Onboarding de clientes 

O Know Your Customer (KYC), ou “conheça o seu cliente” em tradução livre, é uma estrátegia em que a instituição faz uma análise do consumidor para envitar fraudes financeiras, corrupção, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e outras ameaças. 

Esses processos se aplicam a todos os negócios, principalmente para bancos, fintechs, corretoras, empresas de crédito e de meios de pagamento. 

A estratégia dá proteção para o negócio e para o cliente, que tem esse processo simplificado e uma experiência de consumo mais positiva. Além disso, o processo permite que a interação para essa troca de informações e documentos seja mais ágil e menos ruidosa sob o ponto de vista do cliente.

Se a sua empresa busca uma solução para otimizar a prática de Know Your Customer, conheça agora a UR Company, uma solução completa para um onboarding digital de ponta a ponta, desde o primeiro contato até o contrato assinado, com uma plataforma prática e intuitiva para otimizar tempo e deixar os seus clientes mais satisfeitos e fazer com que a sua empresa usufrua de todas as vantagens apontadas neste artigo.