O processo de garantir melhores resultados para a pesquisa de satisfação do seu negócio precisa ser contínuo e, desta forma, reavaliado a cada nova aplicação. Por isso, existem passos que compõem o contorno geral do que se deve fazer antes, durante e após a pesquisa.
Conheça os passos para conseguir melhores resultados na pesquisa de satisfação
Segundo a OpenText, empresa de software de gerenciamento de informações corporativa, 71% dos consumidores desistiram de comprar novamente de uma marca devido a uma experiência ruim. Portanto, conseguir bons resultados na pesquisa de satisfação é a maneira mais certa de certificar-se de que a empresa está seguindo para o caminho correto com seus clientes.
Confira os passos para ajudar com os resultados:
1. Garanta uma boa experiência para o consumidor desde o começo
O onboarding de novos clientes é o primeiro contato entre consumidor e empresa e, por isso, molda as expectativas para as próximas etapas e afeta a decisão de compra, como mostram dados da Wyzowl, empresa de vídeos explicativos: 63% dos consumidores consideram o processo de onboarding como influenciador nas suas decisões de compra.
2. Defina as informações que serão buscadas com a pesquisa
Para que a pesquisa seja assertiva e, assim, as respostas sejam úteis para a melhoria da empresa, precisa-se de clareza sobre quais as informações que serão coletadas. Perguntas muito gerais e sem direcionamento não ajudarão com as próximas etapas, em que se aplica o conhecimento coletado para corrigir os erros apontados.
3. Saiba qual a melhor maneira de promover a pesquisa
Para cada perfil de consumidor, há uma alternativa mais adequada para compartilhar a pesquisa de satisfação. Por isso, conheça bem o seu cliente e as opções disponíveis. As mais utilizadas são:
- formulário físico;
- Net Promoter Score (NPS);
- pesquisas onlines gratuitas;
- consultoria especializada.
4. Trabalhe os dados coletados
Após finalizar a pesquisa:
- analise as respostas;
- faça os cálculos necessários para obter a média dos dados quantitativos;
- interprete as respostas qualitativas;
- use isso como a base para as próximas alterações da empresa.
Assim, os pontos que ficaram abaixo das expectativas serão endereçados para que, nas próximas pesquisas, os resultados sejam melhores.
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