As relações entre empresas e colaboradores estão em constante mudança. Por esse motivo, é preciso conhecer as tendências do futuro do trabalho e também entender como preparar sua organização para atendê-las.
Continue a leitura e conheça as possíveis mudanças nos formatos de trabalho para os próximos anos.
Quais são as tendências do mercado de trabalho?
Ao longo dos últimos anos, as vontades e prioridades dos colaboradores mudaram muito. Dessa forma, o futuro do trabalho conta com tendências específicas. Confira:
1. Flexibilização do trabalho e home office
Um estudo publicado em 2021 pela Loom, plataforma de mensagens em vídeo, indica que 90% das pessoas estão mais satisfeitas com a liberdade proporcionada pelo trabalho remoto.
Isso, em primeiro lugar, garante colaboradores mais produtivos por estarem contentes com o modelo de trabalho. Além disso, o home office é uma alternativa que reduz custos para a empresa: não é mais necessário alugar um escritório, pagar vale transporte, contas enormes de energia elétrica e valores de manutenção do espaço.
2. Capacitação interna
Para muitos colaboradores, a oportunidade de aprender dentro da empresa e ver sua carreira crescer é o que determina sua estadia no emprego. Se você quer reter os melhores profissionais na sua organização, é necessário oferecer recursos de capacitação, como cursos, mentorias, planos de desenvolvimento e uma cultura de feedbacks.
A Deloitte, que realiza auditoria e consultoria empresarial, apontou em estudo que 81% dos empregados entre 25 e 35 anos que ficaram ao menos cinco anos na empresa receberam mentorias e 83% tiveram crescimento profissional.
3. Foco na saúde mental
A saúde mental é mais importante para a maioria dos trabalhadores do que antigamente. Segundo pesquisa da Microsoft de 2022, 53% dos entrevistados priorizam o bem-estar e a saúde mental em decisões relacionadas ao trabalho.
Além das ações anteriores, que contribuem para a satisfação das pessoas, outros meios de cuidar da mente dos colaboradores é oferecer momentos de socialização e garantir um bom clima organizacional.
Assim, um trabalho que oferece isso consegue ter equipes mais satisfeitas e produtivas, além de reter talentos, gerando resultados positivos para a empresa como maiores resultados e clientes fidelizados.
Como preparar a sua empresa para o futuro do trabalho?
Uma cultura capaz de oferecer o que os colaboradores mais buscam — flexibilidade, capacitação e bem-estar — é necessária, mas ela só funciona com processos bem estruturados.
Por isso, uma empresa que busca se preparar para o futuro do trabalho deve estar focada em trabalhar a organização interna. É preciso responder questões como:
- como monitorar a qualidade do trabalho em home office?
- como garantir que os colaboradores terão tempo hábil para participar de cursos, mentorias etc.?
- como oferecer uma experiência de trabalho tranquila e que mantenha o bem-estar?
Todos esses pontos têm como base a digitalização dos processos e sua integração com o dia a dia da empresa. Contudo, além disso, também é preciso que essas cadeias de ações e estruturas sejam sempre documentadas e acessíveis para que o fluxo de trabalho das pessoas não seja interrompido.
Por isso, é necessário entender muito sobre gestão eletrônica de documentos, já que isso permite o acesso e compartilhamento dos processos, sem que nenhum seja perdido em cadeias longas de e-mails, por exemplo. Confira o artigo e saiba mais!