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Antifraude: Como Proteger Os Dados Da Sua Empresa?

Antifraude: Como Proteger Os Dados Da Sua Empresa?

A sua empresa já adotou um sistema antifraude para segurança dos dados e operações? Com a crescente aceleração da digitalização, fomentada pela pandemia de Covid-19, a necessidade da adoção de tecnologias de proteção fica escancarada. 

Esse movimento fez com que uma quantidade enorme de informações de consumidores ficassem expostas. A pesquisa Global de Identidade & Fraude 2020 estima que, até 2025, serão gerados 79,5 zettabytes (79,5 bilhões de terabytes) de dados.

Tenha um panorama das ações fraudulentas no país e saiba como proteger o seu negócio neste artigo. 

Um panorama das fraudes no Brasil em 2021 

No primeiro semestre de 2021 os ataques fraudulentos contra brasileiros chegaram a 1,9 milhão, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. 

O estudo aponta que o aumento foi de 15,6% com relação ao mesmo período de 2020 e essa alta foi puxada pelas ações contra pessoas de até 25 anos. As principais tentativas de fraude aconteceram utilizando documentos falsos ou roubados, deixando um prejuízo para a vítima. 

Os especialistas do Serasa Experian recomendam que os consumidores se atentem aos dados pessoais expostos e que façam transações digitais com empresas que tenham alguma iniciativa antifraude. Por fim, o estudo também aponta outros dados interessantes como: 

  • os bancos registraram mais de 1 milhão de tentativas de fraudes; 
  • o varejo teve o maior crescimento em comparação a 2020 e sofreu com cerca de 167 mil tentativas;
  • a região sudeste teve mais de 1 milhão de tentativas de fraudes; 
  • houve uma movimentação fraudulenta no Brasil a cada oito segundos. 

Em relação às transações, as principais tentativas verificadas pelo Serasa Experian foram:

  • compra de celulares;
  • emissão de cartões de crédito;
  • financiamento de eletrônicos no varejo; 
  • abertura de contas em banco;
  • compra de automóveis;
  • abertura de empresas. 

Antifraude: 3 passos para proteger a sua empresa

A urgência em adotar medidas antifraude fica evidente com o panorama acima, por isso, saiba por onde começar:  

1. Adote o onboarding digital dos clientes

O onboarding digital de novos clientes pode ser um grande aliado antifraude, uma vez que, com a checagem de documentos, realização de provas de vida e validação dos dados dos clientes em bases externas, essa estratégia proporciona maior proteção. 

 2. Conheça os pontos fracos do seu negócio 

Realizar uma análise aprofundada dos pontos fracos da sua empresa é a melhor maneira de certificar que as operações estão funcionando com segurança, além disso, você consegue traçar um plano de ação e investir nas frentes que são mais importantes, como a capacitação de funcionários ou realização de auditorias.

 3. Invista em tecnologia 

Com tamanha aceleração da digitalização é crucial que a sua empresa invista em novas tecnologias que possibilitem interações mais seguras.

A UR Company é uma solução de onboarding digital que proporciona maior segurança para empresas e clientes por meio de um processo inovador, capaz de encurtar o tempo entre o primeiro contato e o contrato assinado. A jornada prevê a validação dos usuários por meio de prova de vida e a checagem da veracidade dos dados informados por meio de consultas a bases externas. Por fim, caso seja necessário algum tipo de assinatura em documentos, seja eletrônica ou digital, nossa plataforma possui os mais rigorosos padrões de segurança.