Para o bom funcionamento de uma empresa, vários setores são necessários, mas nem todos são facilmente vistos pelo consumidor. Esse é o caso do backoffice, que é a equipe responsável pelos processos internos do negócio e, por isso, dificilmente tem contato direto com clientes.
Ainda que não tenha a mesma visibilidade que vendedores, por exemplo, essa área não deixa de ser essencial no desempenho da organização e, até mesmo, responsável pela satisfação dos compradores. Continue lendo e saiba mais!
O que é backoffice?
Entender a função do backoffice e o que ele é fica fácil quando se pensa no conceito de bastidores, porque é exatamente essa a responsabilidade desse grupo de setores da empresa.
Enquanto o frontoffice, como as áreas de relacionamento e vendas, lida diretamente com os clientes finais do negócio, essa “parte de trás do escritório” (tradução livre do termo) cuida dos processos internos da organização para garantir que tudo está funcionando como deveria.
O backoffice é composto por equipes como:
- marketing;
- financeiro;
- RH;
- contabilidade;
- jurídico.
Qual a importância do backoffice?
Qualquer produto ou serviço oferecido teve que passar por inúmeros processos até chegar ao estado final apresentado ao consumidor. Ao longo dessa jornada, o backoffice trabalha para aperfeiçoar a oferta e toda a experiência da pessoa ao ter contato com a empresa.
Em outras palavras, isso significa que o contato final com o cliente, feito através do frontoffice, é baseado na gestão de processos, nas informações e nas ações dos setores do backoffice. Pense no seguinte exemplo:
O setor de vendas conversou com um cliente e conseguiu despertar o interesse pela compra através de uma oferta específica. Contudo, na hora de confirmar, o sistema dá erro. Ao conversar com o comercial, o vendedor é informado que isso aconteceu porque o produto está em falta.
Uma situação dessas deixaria qualquer consumidor muito insatisfeito, já que foi feita uma promessa falsa, e a empresa ainda ganha uma má reputação. Esse tipo de problema é evitado pelo trabalho da equipe de backoffice, responsável por manter o sistema em funcionamento e as informações de ofertas, estoques e relacionados atualizadas.
Ou seja, a gestão feita por esses setores é um suporte enorme para a organização funcionar adequadamente e ainda ajuda com bons resultados nas pesquisas de satisfação. Mas, para que isso aconteça de fato, é necessário que a equipe trabalhe de maneira focada e assertiva.
Saiba como aumentar a produtividade da sua equipe de backoffice e garanta sua atuação otimizada!