logo-ur-company.png

Biometria: Saiba Tudo Sobre Essa forma de Autenticação

biometria

A biometria diz respeito a processo que traz segurança com base em características biológicas das pessoas para averiguar se eles são quem realmente diz que são. Os métodos de autentidade biométrica fazem comparação dessas características físicas como também as comportamentais baseadas em dados autênticos armazenados, confirmados em um banco de dados. 

Caso essas amostras biométricas correspondam, a autenticidade é confirmada. Normalmente, a veracidade é usada para gerir o acesso a processos físicos, como entrada em prédios e salas, ou digitais, como autenticação em transações bancárias por aplicativo e desbloqueio de celulares. 

A identificação biométrica é utilizada para reconhecer uma pessoa, baseada em suas características físicas únicas, como impressão digital e varredura de retina. Já a autenticação biométrica utiliza essas mesmas características para identificar se os indivíduos são quem afirmam ser. 

Por isso, neste artigo vamos trazer a você como essa forma de autenticação é feita. Boa leitura! 

Métodos de biometria 

As seguintes tecnologias podem ser utilizadas na identificação digital das pessoas ou conceder-lhes permissão para ter acesso a um sistema: 

biometria

Recursos biométricos químicos: A correspondência de DNA (ácido desoxirribonucléico) usa material genético para verificar um indivíduo.

Reconhecimento facial: esses sistemas usam os recursos faciais exclusivos de uma pessoa para identificá-la. É usado em vários lugares, como smartphones, pagamentos com cartão de crédito e aplicação da lei.

Reconhecimento de impressão digital: a autenticação de impressão digital usa a impressão digital exclusiva de uma pessoa para verificar sua identidade. Ele pode ser usado para proteger tudo, desde dispositivos móveis a automóveis, até mesmo edifícios, tornando-se a tecnologia de autenticação biométrica mais difundida.

Reconhecimento ocular: O reconhecimento ocular usa o padrão exclusivo da íris ou retina de alguém para identificá-lo. Como esse tipo de autenticação biométrica é mais difícil de implementar, é menos comum do que os outros tipos de opções de autenticação biométrica. Uma varredura de íris requer uma fonte de luz infravermelha, uma câmera que possa ver infravermelho e poluição luminosa mínima para garantir a precisão. Embora apresente seus desafios, é um dos sistemas de autenticação biométrica mais precisos disponíveis quando essas condições são atendidas. O reconhecimento visual é geralmente usado em situações onde a segurança é mais crítica, como instalações de pesquisa nuclear, etc.

Reconhecimento de voz: o reconhecimento de voz usa o tom e as frequências que são exclusivos de um indivíduo para autenticá-los. Essa é a biometria mais comumente usada para verificar os usuários quando eles entram em contato com uma central de atendimento para atendimento ao cliente (por exemplo, banco online).

Reconhecimento de marcha: o reconhecimento de ganho é autenticado usando a maneira como alguém anda para identificá-lo. Cada pessoa anda de maneira um pouco diferente, portanto, a maneira como uma pessoa coloca um pé na frente do outro é uma maneira eficaz de verificar sua identidade. Por enquanto, não é uma forma comum de autenticação, mas espera-se que se torne mais comum à medida que as formas futuras de autenticação se tornarem mais populares.

Reconhecimento de veias: O reconhecimento de veias usa o padrão dos vasos sanguíneos na mão ou no dedo de uma pessoa para identificá-los. Esse tipo de autenticação biométrica usa luz infravermelha para mapear as veias sob a pele em suas mãos ou dedos. O reconhecimento de veias é extremamente preciso, mais do que o reconhecimento de retina/íris.

Quais são os componentes dos instrumentos de autenticação biométrica

Um dispositivo biométrico inclui três componentes: um leitor ou dispositivo de digitalização, tecnologia para converter e comparar dados biométricos coletados e um banco de dados para armazenamento. 

Um sensor é um dispositivo que mede e captura dados biométricos. Por exemplo, pode ser um leitor de impressão digital, analisador de voz ou scanner de retina. Esses dispositivos coletam dados para comparar com os elementos armazenados para uma partida. 

O software processa os dados biométricos e os compara com os pontos correspondentes nos dados armazenados. A maioria dos elementos biométricos é armazenada em um banco de dados vinculado a um servidor central no qual todos os dados são armazenados. No entanto, outro método de armazenamento é o hash criptográfico para permitir que a autenticação seja concluída sem acesso direto aos dados. 

Quais são os casos de uso da autencidade biométrica? 

Aplicabilidade da lei 

No que diz respeito a aplicabilidade da lei, as agências estaduais e federais usam diversos métodos de dados biométricos para a identificação. Isso inclui impressões digitais, traços faciais, padrões de íris, características de voz e DNA

Contratos 

No caso da UR Company, a biometria é utilizada para realizar a prova de vida na ferramenta, adicionando uma verificação adicional quanto a identidade do usuário que criou a conta na plataforma. Desta maneira, existe uma maior segurança em relação à legitimidade das assinaturas realizadas através da plataforma.

Assistência médica 

Redes de hospitais utilizam-se da biometria para identificar pacientes com maior facilidade, evitando confusões. Já as clínicas e consultórios integram esse sistema para armazenar as informações dos pacientes com mais segurança.

biometria

Ao utilizar a biometria, as redes de saúde conseguem arquivar e acessar históricos dos pacientes e com base nessas informações, garantirá que o paciente seja atendido da forma correta e isso significa que a identificação seja mais rápida em casos de emergência ou prevenção de erros médicos. 

Portanto, a biometria é uma tecnologia de ponta que pode trazer muitos benefícios com a sua aplicação, viabilizando o processo de formalização de contratos e desburocratizando o método de locação e venda de imóveis. Além disso, como é uma forma de autenticação de identidade, é utilizada pelas ferramentas de assinatura eletrônica como um fator extra de segurança.

UR Company é uma solução de onboarding digital que nasceu da necessidade de modernizar, automatizar e digitalizar o processo tradicional de onboarding, que sempre foi um ponto de atrito entre empresas e clientes devido à sua complexidade e ineficiência.

Nossa tecnologia oferece uma solução em nuvem que orquestra uma interação moderna e prática entre empresas e clientes no momento do onboarding, permitindo a transformação digital de um processo arcaico, cheio de ineficiências e ruídos.

Por isso, converse com um dos nossos especialistas para sanar dúvidas sobre a certificação digital e assinatura eletrônica e aproveite para conhecer os nossos serviços completos.