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Como Assinar um Documento em PDF com Certificado Digital?

certificado digital

As assinaturas digitais com certificado digital são a opção de aprovação de documentos mais segura disponível para as empresas. No Brasil, por exemplo, pessoas físicas e jurídicas estão adotando essa ferramenta pela praticidade e agilidade em assinar um documento.

Documentos comerciais importantes, como contratos, propostas, faturas e outros, são mais comumente compartilhados como PDFs. Neste post, você aprenderá como assinar um documento em PDF com certificado digital. Boa leitura!

Você precisa de uma assinatura digital ou uma assinatura eletrônica?

Muitas vezes as pessoas confundem assinaturas digitais com assinaturas eletrônicas. Elas são conceitualmente muito semelhantes, uma vez que a assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica. Porém, existe uma diferença importante entre os dois tipos e entender o que separa as duas é essencial para determinar qual delas é apropriada para um determinado documento.

O que é uma assinatura eletrônica?

Uma assinatura eletrônica é qualquer assinatura incluída de forma eletrônica em um documento. Se você receber um contrato e enviar uma fotografia de sua assinatura manuscrita, você o assinou eletronicamente. 

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Porém, algumas dessas formas de autenticação podem não ser consideradas válidas juridicamente, sendo facilmente contestadas por causa de sua baixa segurança, como o exemplo que citamos acima. Já outras seguem padrões de segurança e confiabilidade, que fazem com que sejam amplamente aceitas, mesmo em disputas judiciais.

Sendo assim, algumas assinaturas eletrônicas são mais seguras do que outras. 

Uma ferramenta como a UR Company, por exemplo, pode ajudar você a assinar documentos eletronicamente, com validade jurídica sem precisar usar um certificado digital para isso. 

O que é uma assinatura digital?

Uma assinatura digital, por outro lado, é uma forma de aprovação eletrônica altamente segura que depende de tecnologia como chaves seguras, criptografia e algoritmos de hash. 

Resumindo, a comprovação da sua identidade perante o software de assinatura é feita através de um Certificado Digital. Isso torna praticamente impossível para qualquer pessoa alterar um contrato ou negar que o assinou. As assinaturas digitais dependem de uma Infraestrutura de Chave Pública (PKI) para permitir a criação e verificação.

Você provavelmente precisará de recursos de assinatura digital em sua empresa se negociar acordos de alto nível, enviar certos tipos de documentos ao governo ou trabalhar em um setor em que haja um risco significativo de clientes descumprirem contratos.

Como funcionam as assinaturas digitais?

Vamos explorar como as assinaturas digitais funcionam com um exemplo prático. Digamos que Maria venda um carro para João. Ela envia um contrato de venda para João, que o assina usando sua chave pessoal (também chamada de certificado digital), que ele emitiu em uma Autoridade Certificadora (AC). Junto com sua própria chave privada, João também tem uma chave pública que Maria pode usar para descriptografar (mas não criptografar) a assinatura digital de João.

Ele faz login em seu aplicativo de gerenciamento de documentos, abre o contrato e carrega seu certificado digital. Automaticamente, o aplicativo cria uma versão com hash do documento (essencialmente uma longa sequência distorcida de letras e números) usando um algoritmo. Isso é chamado de resumo. O software então usa a chave pessoal de João para criptografar o hash. O resumo criptografado é a assinatura digital.

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João envia o documento, ao qual a assinatura digital está anexada, de volta para Maria junto com a chave pública. Ela cria um novo hash com o mesmo algoritmo e usa a chave pública para descriptografar o resumo criado por João. Se ambos os resumos coincidirem, ela saberá que o contrato não foi alterado e que foi João quem assinou. Se não, ela sabe que o documento foi adulterado ou João não o assinou.

Como adicionar uma assinatura digital a um documento PDF

Você precisará seguir algumas etapas gerais antes de poder assinar documentos digitalmente.

Primeiro, você precisará de um certificado digital emitido pela AC. Você não pode adicionar uma assinatura digital a um arquivo PDF sem um certificado. Você também precisará de acesso a uma ferramenta que permita adicionar assinaturas digitais aos seus documentos, como a UR Company. 

Que tal então você conhecer o plano da UR Company com Certificado Digital? Nele você terá acesso a inúmeros benefícios de serviços na plataforma para otimizar seus processos e assinar documentos de forma prática.

Conheça nossos serviços e os planos que se adequam melhor à sua necessidade!