Se você quer assinar documentos eletronicamente com segurança e total respaldo jurídico, com certeza já se perguntou como criar assinatura digital. Afinal, esse é o método com maior confiabilidade legal.
A UR Company é uma empresa especializada em soluções digitais para assinatura de documentos. Com a conta MyUR, você consegue armazenar todos os seus documentos para aproveitar os benefícios de uma carteira de identidade digital e assinar o que precisar com poucos cliques.
Confira o nosso passo a passo para criar a sua própria assinatura digital!
Como criar assinatura digital: passo a passo
Poucos passos são necessários para entender como criar uma assinatura digital. Com um processo simples, você já começa a aproveitar todas as vantagens de ter um certificado digital.
1. Encontre uma entidade certificadora
Entidades certificadoras são aquelas que emitem certificados digitais (e-CPF ou e-CNPJ) dentro das normas do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) e da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Apesar de existirem diferentes organizações que façam isso, os documentos exigidos tendem a ser:
- para o e-CPF: documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de endereço;
- para o e-CNPJ: documentos específicos da empresa, como Contrato Social e cartão CNPJ.
2. Faça seu cadastro em uma plataforma de assinaturas digitais
Depois de reunir a documentação e fazer todo o processo junto da entidade certificadora, você já terá seu certificado digital em mãos. Para que ele seja utilizado em assinaturas, é necessário uma plataforma que receba os documentos e seja compatível com a assinatura digital.
A UR Company é essa plataforma. A MyUR, na qual você pode gerenciar todas as suas assinaturas, é completamente gratuita e garante a segurança dos dados de acordo com a LGPD.
3. Assine seus documentos de maneira rápida e prática com a MyUR!
Com a conta MyUR criada e o certificado digital, você já consegue assinar seus documentos com agilidade e total segurança. Confira:
- você receberá uma notificação tanto na plataforma da UR Company quanto no seu e-mail pessoal contendo o link do contrato;
- ao clicar, o direcionamento para a plataforma de assinatura via certificado digital da UR Company é automático. O contrato pode ler lido em um lado da tela, enquanto o outro contém o campo de “Assinaturas”;
- para que a plataforma consiga identificar sua certificação, você precisa ter o plugin WebPKI. Caso não tenha, você receberá um aviso para instalá-lo com o link para isso;
- selecione o certificado digital e clique em assinar;
- após assinar, você ainda pode escolher vincular o documento à sua conta MyUR, para ter acesso fácil e rápido.
E pronto! Com poucos cliques, você já aprendeu como criar sua assinatura digital. Se você quer ter essa facilidade na hora de lidar com documentos e nunca mais precisar esperar transporte de papéis, enfrentar filas de cartório e pagar pelo reconhecimento de firma, basta se cadastrar no serviço de assinaturas da UR Company!