O certificado digital A3 pode ser oferecido no formato de token. Dessa maneira, muitas pessoas ficam com a dúvida sobre o que é e como essa tecnologia é capaz de oferecer segurança de fato para as assinaturas feitas com certificação.
Neste artigo, vamos explicar como esse dispositivo funciona e por que ele é capaz de proporcionar mais proteção para transações eletrônicas. Confira!
O que é token?
O token é um código numérico gerado para a autenticação de transações. Como ele surgiu para serviços de internet banking, muitas pessoas pensam naquele dispositivo que parece um chaveiro usado para liberar acessos e permitir ações dentro da conta bancária.
Mas, na realidade, esses números podem ser disponibilizados de diversas maneiras, como:
- via e-mail;
- por SMS;
- ligações;
- aplicativos;
- dispositivos USB.
Se você já utilizou algum serviço que enviava um código para o seu WhatsApp ou e-mail para permitir o acesso, então já utilizou um token no seu dia a dia.
Como o token garante a segurança das transações?
A principal característica do token para garantir a segurança da informação em todo tipo de transação é tornar a verificação de identidade mais assertiva.
Por exemplo, para acessar uma conta em determinado aplicativo que, além de login e senha, exige também o código numérico enviado para outro canal, hackers teriam que conseguir acesso também a esses números.
Dessa forma, essa tecnologia é capaz de evitar situações danosas como invasões, roubo de informações, fraudes e perdas de acesso por adicionar diversas camadas de proteção. Inclusive, cada vez mais se investe em tecnologias ainda mais avançadas, como a biometria, para gerar a autenticação via token.
Qual é a relação entre token e certificado digital?
O certificado digital é a forma de mais alto nível de segurança e confiabilidade jurídica entre as assinaturas eletrônicas, conhecida como assinatura digital. Esse mecanismo é oferecido em diferentes modelos, como em nuvem, em software instalado em determinada máquina e, especialmente, em token.
Esse dispositivo é conectado via USB ao computador. Por isso, só pode ser utilizado em um equipamento por vez, conferindo ainda mais segurança ao usuário. Além disso, por ser de uso externo, qualquer tipo de ataque e invasão de hackers seria incapaz de encontrar as chaves geradas.
Dessa forma, se o seu objetivo é conseguir segurança máxima nas suas transações online, a assinatura digital é a opção mais recomendada. Conheça em mais detalhes as vantagens de ter um certificado digital e use isso no seu dia a dia!